Quinta-feira, 17 de Julho de 2008

JOVENS DÃO AS BOAS VINDAS AO PAPA

 
Bento XVI recebido em festa na JMJ deixa mensagens contra a violência e pela defesa da natureza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bento XVI foi hoje recebido num ambiente de festa pelas muitas dezenas de milhares de jovens que se encontram em Sidney para celebrar a Jornada Mundial de Juventude 2008.

 

 

Num longo discurso, o Papa aproveitou este contacto inicial para deixar desafios aos presentes, sobretudo em relação à dignidade humana, à violência e à defesa da natureza.

 

“Somos levados a reflectir sobre o lugar para os pobres e os idosos, os imigrantes e os que não têm voz na nossa sociedade. Como é possível que a violência doméstica atormente tantas mães e crianças? Como é possível que o mais sagrado espaço humano – o ventre – se tenha tornado um lugar de violência indizível?”, questionou.

 

Segundo o Papa, “as preocupações pela não-violência, o desenvolvimento sustentável, a justiça e a paz, pelo cuidado com o ambiente são de importância vital para a humanidade”, mas não podem “ser entendidas sem uma reflexão profunda sobre a dignidade inata de cada vida humana desde a sua concepção até à sua morte natural: uma dignidade conferida pelo próprio Deus e, por isso, inviolável”.

 

Tal como tinha prometido antes da chegada ao país, Bento XVI falou da necessidade de defender o ambiente, frisando que “existem feridas que desfiguram a superfície da terra: a erosão, o desflorestamento, o esbanjamento dos recursos minerais e marítimos para alimentar um consumismo insaciável”.

 

“Alguns de vós chegam das ilhas-Estado, que se vêem ameaçadas na sua própria existência pelo aumento do nível das águas; outros de nações que sofrem os efeitos de secas devastadoras”, precisou.

 

Para Bento XVI, “não é só o ambiente natural que tem as suas cicatrizes, mas também o ambiente social, o habitat que nós mesmos criamos; feridas essas que indicam que alguma coisa não está certa”.

 

“Entre os mais salientes, contam-se o abuso de álcool e de drogas, a exaltação da violência e a degradação sexual, frequentemente apresentados na televisão e na Internet como divertimento. Pergunto-me como alguém, colocado face a face com pessoas que estão realmente a sofrer violência e exploração sexual, poderá explicar que tais tragédias, reproduzidas de forma virtual, devem considerar-se simplesmente como «divertimento»”, questionou.

Na sua primeira aparição neste evento, iniciado na passada Terça-feira, o Papa falou de todos os presentes “uma família de Deus”, frisando a diversidade de proveniência de todos os presentes. “Jesus está ao vosso lado”, destacou.

 

“A variedade de nações e culturas donde provindes demonstra que a Boa Nova de Cristo é verdadeiramente para todos e cada um; ela chegou aos confins da terra. E, no entanto, sei também que um bom número de vós ainda anda à procura duma pátria espiritual”, indicou, falando em especial aos que “não são católicos nem cristãos”.

 

Bento XVI afirmou que “o nosso mundo está cansado da ambição, da exploração e da divisão, do tédio de falsos ídolos e de respostas parciais, e da mágoa de falsas promessas. O nosso coração e a nossa mente anelam por uma visão da vida onde reine o amor, onde os dons sejam partilhados, onde se construa a unidade, onde a liberdade encontre o seu próprio significado na verdade, e onde a identidade seja encontrada numa comunhão respeitosa”.

                                                                                                         (Agência  Eclésia)

publicado por fna-regiaodeaveiro às 16:39
link do post | comentar | favorito

.Plano 2013

FNA - RAvr (Plano 2013) Logotipo
FNA 102

.S. Nuno de Santa Maria

FNA 103

.Bandeira da Diocese de Aveiro

Bandeira da diocese 01

.posts recentes

. Aviso

. ...

. Aviso

. FNA - Núcleo de Anadia, n...

. Nasce em Anadia, novo Núc...

. FNA - Núcleo de Ílhavo, n...

. FNA - Núcleo de Esgueira,...

. FNA - Núcleo de Ílhavo, n...

. 06.11.2012 - DIA DE S. NU...

. FNA - Núcleo de Esgueira ...

. Coleção hipopótamo: Mais ...

. FNA - Núcleo de Esgueira,...

. Organização do Fescut'12,...

. FNA - Núcleo de Esgueira,...

. FNA - Núcleo de Esgueira,...

. FNA - Núcleo Esgueira, re...

. FNA - Núcleo de Ílhavo, n...

. FNA - Região de Aveiro, e...

. FNA - Núcleo de Esgueira,...

. FNA - Núcleo de Esgueira,...

.arquivos

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

.links

.pesquisar

 

.Novembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


blogs SAPO

.as minhas fotos